O Brasil vive um momento único em sua história, um momento de transição, onde está claro o aumento da consciência política de nossa população.

Prova disso é o número cada vez maior de pessoas indo às ruas protestas e discutindo sobre política. Dentre os temas, um se destaca: a CORRUPÇÃO. Acreditamos que estamos no caminho certo, mas precisamos materializar esses anseios de melhorias em propostas concretas de mudanças.

Fazer DOWNLOAD do Plano de Mandato

Mas como podemos fazer para combater a corrupção?

Defendemos que a principal ferramenta para o combate à corrupção é a transparência, aliada a tecnologia e engajamento cívico. Consideramos importante discutir política nacional, mas para mudanças concretas, devemos começar a nos interessar pelas ações realizadas pela Prefeitura em nossa  rua, em nosso bairro, em nossa cidade. Logicamente, isso se estende aos Vereadores também. Por exemplo, você sabe o que é discutido nas sessões da câmara, quais as proposições de cada vereador?

O fato é que existe uma descrença total na política e isso é fruto de um sistema onde a regra é esconder ou omitir informação. Nossa proposta é que comecemos a pensar e agir diferente e passemos a acreditar que nossas ações podem fazer a diferença no dia-a-dia da nossa cidade. Aqui você encontrará um conjunto de proposições otimistas para nossa amada, Castanhal.

Nosso programa foi criado inspirado na Lei de Acesso à Informação, no projeto de lei em tramitação no Senado sobre a análise do “Índice de Transparência do Poder Legislativo” e, principalmente, iniciativas nacionais e internacionais de transparência, que tem como base o uso da tecnologia como ferramenta de participação,colaboração e interação entre cidadãos e poder público.

Político como gestor

O fato é que não podemos esperar resultados melhores se a nossa atitudes são sempre as mesmas: “Vou votar no que vai ganhar. Não vou jogar meu voto fora”, “vou votar no mais conhecido”, “vou votar em branco”. Quantas vezes já vimos isso? Historicamente uma grande parte da população tem votado com esses ou outros argumentos similares. Precisamos mudar essa lógica, por exemplo, pensar num político como um gestor.

Pensemos juntos: uma empresa para crescer precisa de pessoas competentes e sistemas informatizados que darão suporte na gestão. Sem isso, nada feito. Ou você já viu uma empresa de sucesso tirando pedidos em bloquinhos de papel?

Analogamente, podemos dizer que a Prefeitura e Câmara da grande maioria das cidades do Brasil ainda utilizam esses “bloquinhos de papel” para gerir um orçamento milionário. O resultado não pode ser outro, senão má gestão e todos os problemas que vem com ela. Nossa proposta é que possamos levar para a gestão pública de Castanhal a mesma agilidade que você encontra na internet quando deseja fazer algo, seja conversar com um amigo, enviar arquivos ou saber mais sobre um determinado assunto. Tudo na distância de um toque na tela ou um clique de um mouse.