Um famoso filósofo dizia que paradigmas não caem porque suas falhas foram expostas; paradigmas só caem quando há um novo modelo no horizonte que dê conta de solucionar os problemas que o antigo já não era capaz de resolver.

Tal afirmação pode ser feita quando pensamos em política e na forma que nos relacionamos com ela. Já sabemos das falhas, mas para que consigamos dar um passo adiante na sua mudança, precisamos de um novo modelo de pensar e fazer política.

Uma nova forma de se pensar e fazer política. – Do clichê para ações práticas.

A boa notícia é que a espinha dorsal desse novo modelo vem sendo construída e aperfeiçoada a cada dia, por todos os cantos do mundo. A má notícia é que por se novo, ainda têm poucas pessoas envolvidas e que de fato poderiam ser replicadoras desse novo modelo. Para que possamos tirar proveito de todo o seu potencial, precisamos começar a nos mobilizar desde já, em Castanhal, o primeiro passo nesse sentido foi dado.

Os membros desse novo modelo são chamados de “Hackers da Política”. Calma! Esse termo não tem haver só com computador, na verdade você pode hackear qualquer coisa, inclusive a política. Hackear é entender a fundo o funcionamento do sistema e construir novas lógicas para transformá-lo profundamente. Em nosso caso, é fazer a política trabalhar a nosso favor.

Segundo Pedro Markun, um dos mais conhecidos hackers da política no Brasil, esse novo modelo se faz com “tecnologia, transparência e sem burocracia — e, por que não, com feijoada e samba”.

Democracia Digital

Em Castanhal, existem duas iniciativas que se propõe a combater a velha política: o portal Castanhal Transparente e o aplicativo Civicapp. Ambas propostas criadas e mantidas por nós.

A intenção é que paremos de ficar só reclamando e partamos para a prática, propondo melhorias, de maneira simples e dinâmica, tudo à distância de um clique do mouse ou  um toque da tela do celular. A tecnologia é a nossa principal ferramenta de trabalho, e através dela, transformaremos a forma de nos envolvermos com política.

O portal Castanhal Transparente (www.castanhaltransparente.com.br) é um site onde são levantadas e publicadas informações de interesse público sobre a Prefeitura de Castanhal e a Câmara de Vereadores. Dados antes nunca revelados, são tratados e expostos de maneira completa e servem como base para que possamos tirar conclusões sobre a eficiência dos nossos políticos. Entre os dados já abertos, estão: folha de pagamento da prefeitura dividido por secretarias, percentual de comissões por cargos, repasses federais do Fundo de Participação dos Município, repasses do FUNDEB, Fundo Nacional da Saúde, ata de sessões plenárias da câmara, declaração de bens dos vereadores eleitos, prestação de contas de gastos eleitorais e muito mais.

O Civicapp (www.civicapp.com.br) é um aplicativo para celulares que permite levarmos a interação entre prefeituras municipais, câmara de vereadores e cidadãos a um novo patamar. Ele possui recursos que permitem qualquer pessoa enviar fotos de problemas do dia-a-dia das cidades, como: buracos na rua, postes sem iluminação, boeiros abertos, áreas de alagamento e etc.. Além desse recurso, ele conta com outros 4 módulos: abaixo-assinado, pesquisas, notícias e contatos da prefeitura e câmara municipal. Tudo disponibilizados de maneira transparente para o cidadão, de forma que ele possa saber onde os problemas acontecem, propostas de melhorias, ações realizadas, tudo pelo seu celular.

As ferramentas descritas acima são totalmente GRÁTIS e criadas pensadas para melhorarmos nossa forma de fazer política. Não perca a oportunidade de ser um agente transformador em nossa cidade. Participe e interaja!

Esperamos que depois dessa leitura, você comece a acreditar que as respostas para as mudanças que sempre buscamos, passam pela nossa capacidade de “hackear a política”, e para isso, você não precisa saber ligar um computador. Faça parte desse movimento que está transformando a política no mundo.

Convidamos à todos os castanhalenses para que reinventemos a nossa cidade. E essa reinvenção se dá, sim, no macro, no desenho de novas regras para o sistema político mas também se dá no micro, dia após dia, com a participação da sociedade civil abraçando suas causas e consequentemente transformando a política, num envolvimento cotidiano.